Eco Boneco

Por meio de ações culturais e socioeducativas, proporcionar espaços para desenvolvimento da criatividade, da produção artística e do debate essencial a preservação da vida, visando ampliar o conhecimento, a consciência crítica e a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar para mudanças de atitude em relação a temas como sustentabilidade, preconceito e a intolerância.

244188845_3006201222950343_6396111329427835879_n.jpg

A empresa LC Vilanova Projetos Culturais em parceria com o Grupo Pregando Peça propõe a realização do Projeto Cultural “ECO BONECO”, que prevê ações educativas voltadas a preservação do meio ambiente e o descarte correto do plástico.


Esta proposição tem como cerne de sua metodologia ações educacionais e culturais que visam difundir o conceito de desenvolvimento sustentável, promovendo as mudanças de hábitos de descarte correto e reaproveitamento eficiente do plástico, através de uma programação dinâmica e bem humorada.

Por meio de apresentações teatrais de bonecos, oficina de histórias em quadrinhos, oficinas de vídeo/cinema, oficinas de teatro, oficinas de bonecos, capacitação para professores, contação de histórias e de uma gincana cultural, o projeto pretende chamar a atenção para temáticas relacionadas a preservação da vida e do meio-ambiente, e para as transformações necessárias que garantam a sobrevivência das gerações futuras.


Serão realizadas atividades presenciais e on-line nos municípios de Rio Grande, Montenegro, Porto Alegre, Triunfo e Nova Santa Rita, visando atender um público de aproximadamente 11.370 pessoas.

Sinopse

O SEGREDO DA FLORESTA

A peça conta a história de cinco amigos que se envolvem em mil confusões para resolver um sério problema que aflige os moradores da mata, a poluição e a sujeira causadas pelo Seu Porcalhão, o Exterminador da floresta. Então O Macaco Simão, o Jumento Joca, a Gata Angelita, a Girafa Josefina e o Cachorro Nicolau, enfrentam a grande missão de expulsar quem está causando essa destruição e limpar toda a floresta.

242975000_3002470166656782_2476375764869692981_n.jpg
IMG-20210923-WA0086.jpg

EQUIPE TÉCNICA:

DIREÇÃO DO ESPETÁCULO: SÉRGIO ANDRÉ
ATORES MANIPULADORES: SÉRGIO ANDRÉ E JONATAN ORTIZ BORGES
TRILHA SONORA: OTÁVIO SEGALA
CENÁRIO: CÁTIA LINDEMANN
BONECOS: GRUPO PREGANDO PEÇA, CÁTIA LINDEMANN E MAÍRA COELHO
PRODUÇÃO CULTURAL: L.C.VILANOVA PROJETOS CULTURAIS
PATROCÍNIO: BRASKEM
FINANCIAMENTO: Pró-Cultura Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Contação de Histórias

GERMINATUDO E MELANCOLIA (Lenda Francesa)

O elfo e a fadinha, dois seres mágicos da floresta, entediados de levarem sempre as mesmas vidas cuidando das flores e das águas, decidem trocar de destinos, porém um desejo equivocado termina fazendo com que estes dois grandes amigos se separem, e as florestas começam sentir falta dos seus cuidadores. Como será possível o reencontro destes seres?

Lorena Sucatadora de Histórias.jpg

PACA TATU COTIA NÃO

A história é sobre preconceito, discriminação e bullyng. O escritor partiu do conhecido ditado popular para tratar com delicadeza temas que precisam ser discutidos, seja em casa, na sala de aula ou entre amigos.

Cátia Lindemann contadora de histórias.jpg

O BRINQUEDO MÁGICO

A história fala das possibilidades de transformação, de tudo que nos cerca, com olhar e fazer poético de um jeito lúdico e criativo. Também aborda questões referentes à mediação de leitura através da utilização de truques de mágica, do livro como objeto cênico, brincadeiras imaginativas, bolhas de sabão gigantes. O personagem “Poéto-contador e encantador de histórias” chega ao local cheio de estórias e magia, logo convida o público para as possibilidades da poesia que nos cerca. Ao longo do espetáculo vai transformando todos os elementos que carrega consigo em magia, poesia e ludicidade. No final a maior de todas as magias é revelada: “Acreditar e fazer acreditar é a maior magia de todas”. Eu acredito nas bolhas!

Foto Jonatan Ortiz Contador de histórias.jpg

Quem somos!

Luciane Caldeira Vilanova

Catia Lindemann

Elias Ramires Monteiro

Jonatan Ortiz Borges

Lorena Sanchez

Ricardo Zimmer

Sérgio André Alves da Silva

Otávio Segala

Projeto Pedagógico das Oficinas

  • Oficina de Vídeo e Cinema

  • Oficina de Teatro

  • Oficina de Bonecos

  • Oficina de HQ

  • Capacitação de Professores

Jonatan Contador de Histórias.jpg