top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Pregando Peça

Rios limpos é água limpa para todos

A intensa poluição da natureza é o maior fator causador da situação atual das águas. Muitos rios, lagos e mares estão com suas águas impróprias para o uso por causa da poluição que acumula toneladas de lixo sobre elas, diariamente.


A devastação das matas ciliares e de galeria que permeiam os rios desde as nascentes também contribuem para o adoecimento das águas... Mas você sabe o que são matas ciliares e de galeria? Não? Não tem problema, vamos já conferir o que são.


Mata ciliar é aquela vegetação que fica ao redor das margens dos rios, lagos, riachos, córregos. Ela recebe esse nome porque funciona como os cílios dos olhos. Assim como os cílios protegem nossos olhos, as matas ciliares protegem as margens. Elas funcionam como reguladores do fluxo de água da chuva e evitam a sedimentação da terra e a perda de nutrientes. Se não houvesse as matas ciliares, as margens dos rios ficariam desprotegidas e a força das águas das chuvas facilmente as derrubariam. O rio ficaria sem curso porque ficaria cheio de terra ao fundo e sem forma. As águas não teriam por onde escoar e o rio acabaria por secar.


Já as matas de galeria também ficam às margens dos rios, igual as matas ciliares, a diferença é que a mata de galeria tem as copas das árvores das duas margens unidas sobre o leito do rio, formando uma espécie de túnel. É fantástica essa formação de mata porque a sensação é de estar dentro de um túnel verde, fresquinho, de temperatura muito agradável. Os animais que vivem nas copas conseguem passar de uma margem para outra através dos galhos das árvores, sem precisar descer ao solo.


Preservando as matas ciliares e de galeria, e evitando a poluição, é possível manter o rio com a mesma qualidade da água que é identificada em seu vertedouro. É neste local, o conhecido olho d’água, que a água verte e alimenta todo o leito do rio. A qualidade da água é altíssima, pois vem das profundezas da terra como os lençóis freáticos. Mas para ter boa água nos lençóis freáticos, é muito importante que haja chuvas regulares e em boas quantidades. Isso só é possível preservando as matas, pois são elas que deixam o clima mais úmido e propício para chuvas.


Então é importante perceber como as coisas na natureza estão interligadas e como qualquer interferência humana pode impactar o funcionamento de todo esse sistema. É fundamental ter consciência para preservar todo o meio ambiente e tirar o melhor proveito de todas as coisas boas que a natureza nos proporciona.


Até mais!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Reino mineral e o seu ecossistema!

Os minerais são encontrados no solo que é a parte externa da Terra, é onde pisamos todos os dias e ele é formado por diferentes elementos. O solo foi constituído pela variedade de vegetais, restos de

O Reino Vegetal e o seu ecossistema!

As plantas teriam sido os primeiros seres vivos pluricelulares a surgirem na Terra, de acordo com a hipótese mais aceita e teria sido no mar que as primeiras algas teriam aparecido. Acredita-se nisso,

O reino animal e o seu ecossistema!

E aí, o que você está achando dessa nossa jornada de conhecimento a respeito da natureza? Está gostando? Começamos falando sobre as águas, as matas ciliares e de galeria. Depois, percorremos um caminh

bottom of page