Buscar
  • Grupo Pregando Peça

O reino animal e o seu ecossistema!

E aí, o que você está achando dessa nossa jornada de conhecimento a respeito da natureza? Está gostando? Começamos falando sobre as águas, as matas ciliares e de galeria. Depois, percorremos um caminho muito importante para se falar atualmente, os microrganismos especialmente, os vírus. E no último post nós tratamos sobre o lixo, a poluição e o tratamento adequado que se deve dar aos resíduos através da coleta seletiva. Tudo isso faz parte, de um grande trabalho que estamos desenvolvendo aqui na plataforma, para levar conscientização para o maior número possível de pessoas.


Sim, começamos a jornada falando de alguns assuntos um tanto tensos. Poluição, contaminação, microrganismos... não é fácil, mas é necessário abordarmos, porque tudo faz parte do contexto que as ações humanas mal planejadas podem ocasionar. Ter essa consciência permite mudar nossas atitudes para não repetir os erros do passado. Esse é um grande objetivo nosso, além, claro, de levar muita alegria, muita arte e muita diversão a vocês.


E é nessa vibe gostosa, com a energia a mil que hoje trataremos de um assunto mais suave e incrível, tão incrível quanto o primeiro que abordamos sobre as matas ciliares e de galeria. Nos referimos ao Reino Animal. É sensacional falar sobre ele, porque simplesmente é tratar de todos os animais existentes na natureza, incluindo nós os seres humanos, isso não é fantástico?


Todos fazem parte da Animalia que também é conhecido como Reino Metazoa onde estão incluídos também as células Eucarióticas (possuem núcleo e estrutura complexa), Heterotróficas (animais que produzem seu próprio alimento) e Multicelulares (animais que possuem célula com núcleo delimitado por membrana e não produzem o seu próprio alimento).


Entretanto, estar no mesmo reino não define todos os animais na mesma categoria. Existem as categorias taxonômicas, que são grupos de organismos acolhidos por suas semelhanças mais restritas. Isto é, há grupos com características que os distinguem, como felinos, que tem do leão ao gatinho, esse fofinho que você tem em casa; ou os caninos que tem do lobo ao cãozinho, o nosso querido Totó.

Por sua vez, os seres humanos são diferentes dos outros animais porque apresentam comportamentos e morfologias distintas e dentre as principais características temos a capacidade de adquirir conhecimentos e criar tradições. Mesmo assim, todas as espécies são importantes na natureza, nenhuma é mais relevante do que a outra e cada um apresenta sua singularidade no mundo.


A beleza da natureza está na sua incrível capacidade de se expressar entre várias categorias e espécies. Todas elas têm vida e devem ser respeitadas, amadas e tratadas com todo cuidado e carinho.


Até mais.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Reino mineral e o seu ecossistema!

Os minerais são encontrados no solo que é a parte externa da Terra, é onde pisamos todos os dias e ele é formado por diferentes elementos. O solo foi constituído pela variedade de vegetais, restos de

O Reino Vegetal e o seu ecossistema!

As plantas teriam sido os primeiros seres vivos pluricelulares a surgirem na Terra, de acordo com a hipótese mais aceita e teria sido no mar que as primeiras algas teriam aparecido. Acredita-se nisso,

O Lixo

A intensa poluição é um dos grandes fatores da degradação da natureza. Muitos rios, lagos e mares estão com suas águas impróprias para o uso, por causa da poluição que acumula toneladas de lixo sobre