top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Pregando Peça

O Lixo

A intensa poluição é um dos grandes fatores da degradação da natureza. Muitos rios, lagos e mares estão com suas águas impróprias para o uso, por causa da poluição que acumula toneladas de lixo sobre elas, diariamente. Florestas, pampas, caatinga, pântanos e cerrado sofrem as consequências do desequilíbrio causado pela poluição. Águas sujas, mortandade de animais aquáticos, proliferação de parasitas e microrganismos, adoecimento de matas e solos, refletem também no clima e na qualidade de vida das demais espécies e de toda a população.


É possível perceber como toda a natureza se comporta de maneira interligada. Nada fica isolado. Todas as coisas que acontecem em um determinado rio ou mata, acabam refletindo em todo ecossistema e na vida humana da mesma forma. É interessante perceber a dinâmica da vida na Terra para entender que as ações humanas impactam diretamente na qualidade de vida da própria humanidade, assim como, de todos os demais seres vivos que aqui também habitam.


Um dos grandes males que o ser humano causa na natureza está na maneira inadequada de tratar o lixo, tanto o doméstico, quanto o oriundo de indústrias, centros comerciais, vias urbanas, entre outros. O lixo jogado na natureza acaba gerando todo o ciclo de destruição que foi narrado anteriormente. Não se pode agir de maneira irresponsável na hora de cuidar do lixo gerado aí, em sua casa, pois ele impacta tanto quanto o lixo de uma grande indústria, por exemplo.


Dessa forma, é importante ter a consciência e a responsabilidade sobre o lixo e sobre o fim que lhe é dado. Por esse motivo, criaram-se os programas de incentivo à coleta seletiva do lixo baseada nos princípios da Sustentabilidade. Saber separar adequadamente o lixo dentro de casa, na indústria, no comércio, enfim, em todos os lugares, permitirá um maior cuidado e controle de tudo aquilo que não chegará até a natureza e não prejudicará o habitat dos animais e o ecossistema como um todo, inclusive o clima.


Para facilitar o entendimento da prática da coleta seletiva de lixo, ela foi organizada por sistema de cores onde:

- A cor azul é destinada para depositar artigos de papel e papelão;

- A cor vermelha está reservada para o plástico;

- O verde para produtos de vidro;

- O amarelo para o metal.


A coleta seletiva é o passo mais importante para fazer com que vários resíduos sigam o seu caminho para a reciclagem e a destinação ambiental mais correta possível, pois o material que for separado deixa de ser lixo e se torna matéria-prima para outros produtos.


Entretanto, existem alguns tipos de materiais que não podem ser reciclados como adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel higiênico, papel toalha e guardanapos engordurados, papel metalizado ou plastificados, são alguns exemplos. Esses materiais quando lançados na natureza, demoram muitos anos para se decomporem e ainda correm o risco de contaminar os solos, águas e animais que podem alimentar-se desses produtos ocasionando a morte.


Para finalizar, é interessante mencionar que a coleta seletiva também auxilia milhares de pessoas e empresas que fazem uso do material que é possível ser reaproveitado. Nem tudo que vai ao lixo é lixo de fato, pois muitas partes podem ser aproveitadas para novas funções. Essa maneira consciente de reutilizar antes de adquirir coisas novas contribui inclusive como fonte de renda para aqueles que necessitam desta matéria-prima para dar origem a outros produtos.


Portanto, é preciso estar atento e cuidar de maneira correta o destino final dado ao lixo. Cada um precisa entender o seu papel dentro de todo o sistema e agir com protagonismo e responsabilidade. Tendo esta clareza, será possível preservar a natureza de maneira eficaz e sem custos.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Reino mineral e o seu ecossistema!

Os minerais são encontrados no solo que é a parte externa da Terra, é onde pisamos todos os dias e ele é formado por diferentes elementos. O solo foi constituído pela variedade de vegetais, restos de

O Reino Vegetal e o seu ecossistema!

As plantas teriam sido os primeiros seres vivos pluricelulares a surgirem na Terra, de acordo com a hipótese mais aceita e teria sido no mar que as primeiras algas teriam aparecido. Acredita-se nisso,

O reino animal e o seu ecossistema!

E aí, o que você está achando dessa nossa jornada de conhecimento a respeito da natureza? Está gostando? Começamos falando sobre as águas, as matas ciliares e de galeria. Depois, percorremos um caminh

bottom of page