top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Pregando Peça

O Coronavírus e outras Pandemias

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas podem não apresentar sintomas e outras podem começar com um quadro leve e irem evoluindo para algo mais grave. Tudo depende de como está o sistema imunológico ou se apresentam alguma comorbidade como diabetes ou doenças cardiovasculares.


Trata-se de um vírus Zoonótico causado por parasita vindo de outros animais para os seres humanos. São responsáveis por infectar principalmente o sistema respiratório causando resfriados e síndromes como: a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).


No final do ano de 2019, surgiram notícias de pessoas que foram infectadas pelo novo Coronavírus, na China, em que milhares se infectaram e outras milhares acabaram morrendo. A infecção se alastrou por todas as partes do mundo. Acredita-se que esse vírus tenha se originado devido ao consumo de carnes de cobra e morcegos e que tenha sofrido uma mutação onde começou a atingir as pessoas.

Por enquanto, não há tratamento efetivo para o Coronavírus, somente medicamentos que ajudam a aliviar os seus sintomas. No que se refere às vacinas, a gripe da família da Influenza, é a única que possui vacina.


A gripe, o resfriado e a Covid-19 são doenças causadas por vírus distintos e possuem alguns sintomas que é possível diferenciá-las. Essas doenças possuem maneiras semelhantes de contágio e para preveni-las, o ideal é manter o distanciamento controlado, lavar as mãos ou higienizá-las com álcool 70, evitar tocar o rosto sem estar com as mãos devidamente higienizadas, realizar a limpeza constante de superfícies como maçanetas, celulares, teclados e, ao tossir, deve-se cobrir a região da boca com lenço que deverá ser descartado imediatamente ou cobrir a região com o cotovelo.


É fundamental respeitar os protocolos das autoridades sanitárias. Assim, é possível diminuir a circulação do vírus e proteger as pessoas que amamos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Reino mineral e o seu ecossistema!

Os minerais são encontrados no solo que é a parte externa da Terra, é onde pisamos todos os dias e ele é formado por diferentes elementos. O solo foi constituído pela variedade de vegetais, restos de

O Reino Vegetal e o seu ecossistema!

As plantas teriam sido os primeiros seres vivos pluricelulares a surgirem na Terra, de acordo com a hipótese mais aceita e teria sido no mar que as primeiras algas teriam aparecido. Acredita-se nisso,

O reino animal e o seu ecossistema!

E aí, o que você está achando dessa nossa jornada de conhecimento a respeito da natureza? Está gostando? Começamos falando sobre as águas, as matas ciliares e de galeria. Depois, percorremos um caminh

bottom of page