Gincana Eco Boneco

Tenho certeza que vocês já ficaram animados com a Gincana Eco Boneco. E para a felicidade de todos, o regulamento já está no ar!

Estamos todos vivendo em uma grande floresta. E como em uma grande comunidade, devemos cuidar e proteger todos que nela vivem. Juntos, vamos aprender cada vez mais sobre a importância de vivermos em harmonia!

Regulamento

Resultado Final

Sem título-2.png

Equipe Azul
Nova Santa Rita

Sem título-1.png

Equipe Verde
Nova Santa Rita

Sem título-3.png

Equipe Vermelha
Triunfo

Tarefas

Árvore_03.1-removebg-preview.png

Tarefa 01 - As folhas da floresta! Animais de Folha

VALOR DA TAREFA: 10 PONTOS

Olhar as folhas de uma maneira diferente e usá-las para fazer colagem em formato de animais. Nossa floresta é natureza pura, até mesmo os animais, olha só! O objetivo é criar 10 animais utilizando folhas de árvores. Vale tudo na criatividade!

 

Detalhes da atividade

• 30 minutos;

• Atividade interna;

• Individual.

 

Você vai precisar de:

• Papel cartão tamanho A4;

• Materiais naturais (por exemplo, folhas, gravetos, penas);

• Cola PVA;

• Pincéis.

 

Antes de começar

Colete uma variedade de folhas e cascas de sementes. Você pode coletá-las durante caminhadas ou visitas a alguma área externa, ou alguém pode trazer para você. Prense as folhas entre dois pedaços de jornais e coloque-as embaixo de livros. Será mais fácil usar as folhas se elas estiverem secas e planas.

 

Estudo da folha

Todos devem olhar a coleção de folhas prestando atenção a todas as formas e tamanhos. Peço que imaginem alguns animais que podem ser criados com o formato das folhas. Por exemplo, são redondas como um pequeno e fofo pintinho? São pontiagudas e espinhosas como um jacaré? Alguma casca de semente se parece com chifres?

 

Todos devem pegar algumas folhas da pilha e arranjá-las em um pedaço de papel cartão para criar seu animal. Assim que estiverem satisfeitos com o desenho, devem colar as folhas.

Eles devem adicionar qualquer traço com tinta ou caneta. Eles precisam de olhos para enxergar? Que tal desenhar o lugar em que ele vive ou dorme?

 

Assim que tiverem terminado, devem ter a oportunidade de observar a criação dos colegas. Pode-se até mesmo amarrar uma corda ou fita no verso para pendurá-los, faça como uma árvore e as folhas.

Reflexão

Olhem para as suas criações e perguntem-se: A criação de todos ficou exatamente do jeito que planejaram? Alguém teve que mudar o que estava criando no meio do processo? Ficou óbvio desde o início qual animal as folhas poderiam formar ou as pessoas tiveram que brincar com elas? Os jovens tiveram que usar a imaginação para descobrir como algumas folhas poderiam se transformar em animais. Todos se divertiram olhando para as figuras? Poderiam adivinhar que animais seriam?

 

Tudo bem se alguém tiver mudado de ideia quando as coisas não estavam dando certo – o mais importante é que continuaram tentando fazer a atividade.

Capturar.JPG

Tarefa 02 - Reunião Ambiental

VALOR DA TAREFA:  15 PONTOS

Em um local aberto, junto, em um círculo, reúnam-se, sentados ou de pé. Inicialmente, todos os participantes devem ser convidados a levantar um problema ambiental da atualidade. Cada pessoa deve ser convidada a refletir sobre a questão e pensar em soluções para ele.

 

Em seguida, ela deve compartilhar a solução imaginada e justificar porque aquilo seria bom para a natureza e os seres humanos. Os demais devem interagir, discutir e expor suas sugestões para melhorar a ideia. A ideia é estimular a reflexão nos participantes, de modo que, isso leve a ações diferentes no dia a dia das pessoas envolvidas.

 

Para finalizar, cada equipe deve gravar de forma criativa um vídeo de até 1 minuto convidando a comunidade de seu município para juntos cuidarem do meio ambiente.

 

Detalhes da atividade

• 30 minutos;

• Atividade interna;

• Individual.

 

Você vai precisar de:

• Celular.

 

Antes de começar

Durante os dias que antecedem a gincana, os participantes podem fazer um levantamento dos problemas ambientais em jornais, revistas, programas de TV, internet, entre outros meios de comunicação.

Reflexão

De fato, essa atividade desperta sentimentos de empatia e preocupação com o meio ambiente, todos os dias são dias para dar o devido valor ao meio ambiente.

Árvore_07.1-removebg-preview.png
Árvore_05.1-removebg-preview.png

Tarefa 03 – Presentes da Natureza

VALOR DA TAREFA:  10 PONTOS

Em círculo os participantes devem ser vendados. O monitor vai colocar um elemento da natureza na mão de cada participante e irá pedir para que toquem em elementos e percebam as sensações através do toque e do olfato. Ao sinal do apito, eles devem passar o elemento para o colega do lado sem tirar a venda.

 

Quando todos os elementos tiverem passado pelos participantes, o monitor irá recolher os objetos e pedirá para retirarem as vendas. Em seguida, mostrará cada um dos elementos e em que estado chegou no final do circuito.

 

Detalhes da atividade

• 30 minutos;

• Atividade interna;

• Equipe.

 

Você vai precisar de:

• Vendas para cada participante;

• Elementos da natureza como: pedra, pinha, flores, madeira, entre outros.

 

Antes de começar

Reunir elementos da natureza.

 

Reflexão

O objetivo é discutir sobre o que sentiram com a experiência, sobre o contato com a natureza e o que mais gostaram: se de conduzir ou se de ser conduzido, e quais as sensações sentidas.

Árvore_01.1-removebg-preview.png

Tarefa 04 - Perguntas Ambientais

VALOR DA TAREFA:  10 PONTOS

Inicialmente, o coordenador deve elaborar cartelas, contendo uma pergunta em cada. Depois, forma-se um círculo com os participantes, todos no chão, e em seguida, colocam-se as cartelas no centro, com as perguntas viradas para baixo. Cada aluno responderá a uma pergunta, de modo a gerar reflexões sobre o assunto.

 

Sugestões de perguntas:

 

O que você faz para poupar água?

O que você pode fazer para poupar energia elétrica?

O que você pode fazer para diminuir a produção de lixo?

O que você faz para colaborar com o meio ambiente?

Você se preocupa com o meio ambiente?

O que você mais gosta na natureza?

Qual é o maior problema ambiental, para você?

Você se considera parte da natureza?

Qual a importância da água?

 

Para finalizar, os participantes vão desenvolver cartazes com essas mesmas perguntas e aplicar nas paredes da escola em locais escolhidos por eles. A ideia é gerar uma campanha de conscientização na escola em locais acessíveis pelos alunos. Não esqueçam de registrar as fotos do desenvolvimento dos cartazes pela equipe e dos locais em que foram colados.

 

Detalhes da atividade

• 30 minutos;

• Atividade interna;

• Individual.

 

Você vai precisar de:

• Cartolina;

• Canetas coloridas.

 

Antes de começar

Durante os dias que antecedem a gincana, os participantes poderão fazer um levantamento dos problemas ambientais em jornais, revistas, programas de TV, internet, entre outros meios de comunicação.

 

Reflexão

Está cada vez mais frequente poluição do ar, do solo e da água, o desmatamento, a diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, a destruição da camada de ozônio, a destruição das espécies vegetais e das florestas, a extinção de animais, dentre outros.

Árvore_02.1-removebg-preview.png

Tarefa 05 – Ensinando a Plantar

VALOR DA TAREFA:  15 PONTOS

Pode parecer estranho, mas hoje em dia, muitas crianças não sabem de onde vêm os alimentos, como são plantados e cultivados. Assim, a intenção dessa prova é ensinar sobre sua origem e também como plantar e cuidar de uma plantinha.

 

O monitor deve convidar as crianças para plantar sua própria mudinha e acompanhar seu crescimento, explicando a importância para a saúde e o meio ambiente.

Capturar.JPG

Detalhes da atividade

• 60 minutos;

• Atividade interna;

• Individual.

 

Você vai precisar de:

• Listagem na ilustração.

 

Antes de começar

Providenciar o material da listagem.

 

Reflexão

O monitor deve explicar de onde vem aquele alimento, a importância para a saúde e o meio ambiente e convidar as crianças para plantar sua própria mudinha, acompanhar seu crescimento e cuidar dela.

Árvore_04.1-removebg-preview.png

Tarefa 06 – Paródia

VALOR DA TAREFA:  10 PONTOS

Criar uma paródia que represente o meio ambiente e a alimentação saudável.  Apresentar a paródia em vídeo. Para efeito do julgamento, serão considerados:

- Originalidade, o estilo, a beleza da melodia, o ritmo e a singularidade da música escolhida para a paródia;

- O tempo de execução da paródia deverá ter, no máximo, dois minutos;

- Os aspectos linguístico-literários, a adequação ao tema, a facilidade de comunicação, a interação com a melodia, a gramática correta, com linguagem ao alcance de todos.

 

Detalhes da atividade

• 30 minutos;

• Atividade interna;

• Equipe.

 

Você vai precisar de:

• Escolher uma música de preferência da equipe.

 

Antes de começar

Definir a música.

 

Reflexão

De forma criativa incentivar os jovens a criarem formas de comunicar os cuidados com o meio ambiente.

Árvore_06.1-removebg-preview.png

Tarefa 07 – Oficina de escultura reciclável

VALOR DA TAREFA: 15 PONTOS

A atividade pretende fazer com que os participantes pensem sobre tudo que desperdiçamos em nosso dia a dia. Eles devem usar a imaginação para encontrar, naquilo que seria jogado no lixo, itens que podem ganhar uma segunda utilidade.

 

Em um período de 30 minutos, os participantes deverão usar a imaginação para criar uma escultura.

 

Detalhes da atividade

• 30 minutos;

• Atividade interna;

• Equipe.

 

Você vai precisar de:

• Lixo reciclável limpo (embalagens plásticas, papelões, papel, etc.);

• Cola branca;

• Tesouras;

• Canetas marcadoras e/ou giz de cera.

 

Antes de começar

Reunir de casa material reciclado.

 

Reflexão

Passado esse tempo, pergunte quais materiais eles usaram para a obra de arte, questionando se os participantes sabem de onde veio cada um deles

Árvore_08.1-removebg-preview.png

Tarefa 08 – Embaixadores do Meio Ambiente

VALOR DA TAREFA: 15 PONTOS

COMO ESTÁ POR AÍ? Por aqui está tudo ótimo!

E nas outras equipes, como será que está sendo a experiência de participar da Gincana?! Vamos descobrir!

Vamos trabalhar de jornalista um pouco?! Nesta tarefa vocês devem realizar uma vídeo chamada com integrantes de outra equipe para conversar e perguntar como está sendo a experiência de participar da Gincana!

 

Em um período de no máximo 30 minutos, os participantes deverão conversar com a equipe indicada pela coordenação. Cada equipe vai receber pelo WhatsApp o nome da equipe, cidade e número de WhatApp para combinarem uma conversa. A vídeo chamada deve ser gravada e postada no Facebook das equipes. O tempo da conversa fica a critério da interação entre as equipes.

 

Detalhes da atividade

• 30 minutos;

• Atividade interna;

• Equipe.

 

Você vai precisar de:

• Celular ou notebook/computador para realizar a vídeo chamada. Fazer a print da tela e postar a foto;

 

Antes de começar

• Celular ou notebook/computador para realizar a vídeo chamada;

• Fazer uma print da chamada

 

Reflexão

Sempre é bom conhecer novos amigos e através dessa tarefa as crianças vão conversar com outras equipes e trocar experiências.